“Coisa mais bonita é você/ Assim, eu estimo você/ Eu juro/ Você é mais bonita que a flor”
“Coisa mais linda”, Caetano Veloso
Sorriso nos olhos। A alegria na voz. O samba flutua dos seus lábios. A curiosidade segue os seus movimentos. A cada passo uma nota musical. Assim és tu…pincelada de Verão em pleno Inverno! Assim és tu…o norte do Brasil em pleno litoral de Portugal! Assim és tu…uma brincadeirinha de crianças exposta na vitrina do dia-a-dia! Assim és tu…doce nordestino com cobertura portuguesa! Assim és tu…Josie Guedes!
Logo pela manhã, o cheiro a cafeína desperta os olhos। Um “Oi” com sotaque do outro lado do Atlântico acorda os restantes sentidos. Em momentos perdidos na rotina dos instantes, temperas as conversas com um sabor a mar e a calor e as anedotas já não são alentejanas, mas brasileiras. À tarde, dás vida às pausas mortas que as aulas nos obrigam a ter. O teu riso maroto caminha por entre as palavras escritas num pedaço de papel que se utiliza para anotar os sussurros dos professores. De olhar doce, roubas lugares, constróis castelos de cartas, tens conversas cantadas e és o amor de um e a paixão de muitos. Por isso te dedicamos esta entrada. Por vagueares, sem estares perdida, nos nossos dias. Por passares de semente a flor, de flor a rosa…a nossa rosa de Outono. Por te cantar “oh minha amada, que olhos os teus”. Por seres o nosso pedaço de Brasil em dias apontados nas paredes da Faculdade de Letras. Por hoje ser um marco na tua História, é que te cantamos “Parabéns a você, nesta data querida.”
Desejamos-te toda a felicidade do mundo। Que saibas sempre cuidar dela, dia após dia, ao longo deste vigésimo terceiro ano de vida. Não te esqueças que o mais importante não são os anos que acrescentas à vida, mas a vida (o teu toque de simplicidade) que dás a cada ano, mesmo com todas as vitórias, as derrotas e, porque não, empates. Aproveita cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia, cada semana, cada mês, ao máximo, não como se fossem os últimos, mas como se fossem únicos, porque o são. Conta muitos connosco cá para ver!
MUITOS PARABÉNS!!!
Lembra-te que há sempre alguém a lembrar-te.